John Williams – Um mestre

 

Um gigante sobre a Terra

 

Por Inácio Saldanha – Oniiverse Podcast

 Existe uma brincadeira que alguns colegas músicos gostam de fazer que normalmente buga o nosso cérebro, onde um dos participantes pede pra você, rapidamente, solfejar o tema dos títulos de Star Wars, Superman e Indiana Jones sem se confundir qual é qual. A grandeza apoteótica desses temas orquestrais chega a conversar entre si por conta de suas similaridades, assim como a grandeza das histórias que nestes filmes estavam sendo contadas. O tom de aventura conquistou aqueles que presenciaram esses momentos e, não raro, os mesmos saiam cantarolando os temas.

 John iniciou sua carreira com o cinema trabalhando como orquestrador, para grandes compositores como Bernard Hermann (Psicose) e Alfred Neumann (Criador da fanfarra de abertura da Twentieth Century Pictures, posteriormente Twentieth Century Fox). Durante esse período tocou piano nas gravações das trilhas para filmes ganhando, assim, domínio do idioma musical para cinema.

 Sua composição é muito inspirada na forma como os compositores do Romantismo como Tchaikovsky, Wagner e R. Strauss com seu grande peso orquestral e seus temas funcionando como leitmotivs ou, em tradução livre, motivo condutor.

A Música como potencializador dos personagens

 Sabemos que a música pode potencializar a emoção de uma cena ou estragar. Também tem o poder de se juntar a um personagem e fazer parte dele. John Williams usa o motivo condutor de forma brilhante ao fundi-lo aos personagens, ao ponto que a gente não consegue separar. Quando escutamos os primeiros sons da Imperial March sabemos que Vader, ou a ideia dele, está perto. Quando escutamos o ostinato no início de Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida somos tomados por uma força “aventuresca” que nos prepara para o que virá. E quando escutamos as flautas, tanto em Star Wars quanto em Superman, sabemos que estamos no espaço.

 A magia da música de John Williams chegou até mesmo a ser maior que a cena. A música precisa servir ao que o diretor espera que a cena passe. Em E.T, John não estava conseguindo sincronizar a sua música com a cena das bicicletas em fuga. Mas essa falta de sincronismo, despertou algo em Spielberg que lhe disse “grave a música como está que eu vou reeditar a cena para caber na música”. A música estava passando para o diretor a ideia que ele queria passar e a cena é que precisava se adaptar a isso.

 John Williams completa hoje 91 anos tendo uma premiadíssima carreira. Nós da Oniiverse! Temos a satisfação de poder celebrar esse grande compositor e maestro que estará para sempre dentro de nossas memórias.

 

Feliz aniversário (atrasado) Maestro!

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